3.14- Implantar e implementar sistema permanente de monitoramento do ambiente na área do território municipal, em especial nas áreas críticas de poluição;
3.15- Promover a educação ambiental formal e informal, nos termos da Política Nacional de Educação Ambiental, objetivando capacitar a sociedade para sua participação ativa na preservação, conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente;
3.16- Incentivar ações promovidas por entidades não governamentais de proteção ao meio ambiente, respeitando sua autonomia e independência de atuação;
3.17- Implantar e implementar o sistema municipal de meio ambiente;
3.18- Promover a realização de diagnostico ambiental de todo o município, como ferramenta essencial para o estabelecimento e revisão de políticas, planos, programas e projetos ambientais;
3.19- Através de convenio com a FEPAM, municipalizar todas as ações de pequeno impacto ambiental.
4 - HISTÓRICO DE NONOAI
As circunstâncias que teriam ocasionado o histórico de Nonoai, são várias, entre elas, a necessidade de ser aberta uma nova estrada, que conduzisse os tropeiros do Norte (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais), que vinham ao Rio Grande do Sul em procura, compra de gado e muares. Esses tropeiros, compradores de mulas e gado entravam no Rio Grande do Sul pelo
campo de Vacaria , atravessando o Rio Pelotas. Em Xanxerê , estava localizado o Comendador João Cipriano da Rocha Loires , encarregado
da civilização de várias tribos de índios do Sul do país. Vários comerciantes de mulas de São Paulo e Rio de Janeiro , solicitaram, ao Sr. Rocha Loires , se fosse possível , descobrir uma outra estrada que viesse encurtar o trajeto , ou seguindo mais para o Norte , tornar-se assim mais fácil atravessia do Estado do Paraná , para o mercado muar nodestino. O Sr. Rocha Loires tratou logo de explorar o lugar mais conveniente para a futura estrada , e que fosse mais favorável aos comerciantes. Acompanhado de vários tropeiros partiu de Xanxerê , passando pelo atual Município de Chapecó e vindo dar no lugar denominado Porto Goio-En. De lá subiu rumo a Erechim, descendo para a cidade de Passo Fundo. De passo Fundo acompanhou o Rio Passo Fundo até certo ponto, pela estrada já aberta que conduzia à zona das Missões , até o lugar chamado Serrinha. Da Serrinha margeando sempre o Rio Passo Fundo pelo campo veio dar com o