Prefeito e empresários se reúnem com Secretaria de Desenvolvimento

Escrito por Clovis Linhares - 20/04/2017

Nesta quarta-feira (19), o prefeito Edilson Pompeu da Silva, acompanhado do procurador geral do município de Nonoai, Eduardo Santini, e do empresário Lucir Milani, da Milani Acabamentos, estiveram na Sala do Investidor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do estado do Rio Grande do Sul para participar de uma reunião com o diretor do Departamento de Promoção do Investimento e Sala do Investidor Adriano Boff. O objetivo do encontro foi discutir investimentos do estado para as empresas interessadas em se instalar no Distrito Industrial nonoaiense.

Pelo lado da Secretaria de Desenvolvimento, foram apresentadas orientações aos empresários em relação ao programa de incentivos do governo para fomentar a economia que são os programas do Fundo Operação Empresa Fundopem/RS e do Integrar Programa de Harmonização do Desenvolvimento Industrial. Além disso, foram apontadas as opções de linhas de financiamento operadas pelos bancos de fomento, como o Badesul e o BRDE.

Além da Milani Acabamentos, a Moblare, empresa do ramo de móveis planejados de Chapecó, indústria de Bio combustíveis Alto Uruguai Bioenergia, a Projesul, e Felipe Distribuidora de Alimentos devem ser beneficiadas com projetos do governo do estado para sua instalação e/ ou ampliação na cidade.

O diretor Adriano Boff, da Secretaria de Desenvolvimento ressaltou que o estado é parceiro e está disponibilizando as ferramentas possíveis e parabenizou o prefeito Edilson Pompeu da Silva que está sempre em busca de recursos para Nonoai e região principalmente tentando trazer empresas de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul. O município inclusive foi parabenizado pelo seu índice de retorno do ICMS, um dos mais altos do estado. O diretor ainda comentou que a Sala do Investidor veio trazer uma unidade de atendimento ao empreendedor para ser um canal único de interlocução com o estado.

Ainda neste encontro, foi sugerido que a Secretaria de Desenvolvimento do estado faça um evento na cidade de Nonoai para apresentar seus projetos para os empresários da região.

Para o empresário Lucir Milani, a reunião foi positiva porque são incentivos que dificilmente chegariam ao município se isso não fosse buscado junto aos governos. Também foi proveitosa no sentido de esclarecer as dúvidas que o empresário pode ter quando precisa investir e da maneira correta de investir. O estado através da Sala do Investidor fornece auxílio para as empresas buscarem recursos para o crescimento através da isenção de impostos ao empreendedor.