PREFEITA ADRIANE ANUNCIA NOVOS PROJETOS EM SESSÃO SOLENE DE HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DE NONOAI

 A Prefeita Municipal de Nonoai – Adriane Perin de Oliveira prestigiou, na manhã desta segunda-feira (Dia 3105) a Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores em homenagem aos 62 anos de emancipação político e administrativa.

Em seu pronunciamento, a Prefeita Adriane falou sobre o andamento das obras iniciadas pelo governo anterior e levou a todos os presentes no plenário da Câmara e aos que acompanhavam pela live do facebook, a sonhar um Nonoai de oportunidades e futurista.

Trago no meu coração o desejo de unir nossos propósitos de desenvolvimento, da geração de emprego e renda, das obras de infra-estrutura, de pavimentação, de saneamento básico, de estradas no interior, do cuidado com a prestação de serviços na saúde pública, da qualidade do ensino em nossas escolas, da segurança, do ambiente favorável para quem quiser investir, seja como empresário ou como cidadão. Um desejo de que encontre em Nonoai um lugar com todos os ingredientes necessários para que isso aconteça.

O governo municipal não poupará esforços para manter o diálogo, austeridade para superar os desafios que temos.

Hoje, vejo os investimentos da iniciativa privada acontecendo. Que mesmo com as dificuldades da pandemia, o crescimento é visto, por todos nós, em todos os setores, seja o imobiliário, da construção civil, pequenas, médias e grandes empresas, do agronegócio, dos prestadores de serviços, cooperativas.

Nonoai tem a logística privilegiada, somos a porta de entrada do Rio Grande do Sul, certamente um atrativo para novos investimentos. Por isso que agora é o nosso tempo. A população quis que nós concluíssemos os projetos que estavam em andamento e que teremos o capricho de concluir, com competência, austeridade e transparência.

Faço aqui um breve resgate das obras dos bairros de nossa cidade, especialmente Bairro Brasil e Operário.

A metade leste e a metade norte de nossa cidade que recebem a maior obra de pavimentação asfáltica da nossa história.

Fruto de um financiamento encaminhado pelo ex-prefeito Edilson e que nós viabilizamos mais de meio milhão de reais em contrapartidas, com aditivos de prazos e valores. E que em poucos dias chamaremos a comunidade para entregar as obras e ver materializados o resultado do trabalho do município para as pessoas. O nosso Distrito Industrial, bem como a Avenida João Marcondes – Zico conectada pela rua Pinheiro Machado. Que recebem toda a infra-estrutura necessária, propiciando as empresas nonoaienses e as trazidas pelos governos especialmente do prefeito Vianei e Edilson do Edilson e do Paulo. E agora no governo Adriane e Décimo recebem uma infraestrutura planejada…

Cobramos o que o Estado nos deve e vamos complementar o necessário para adquirir e escriturar definitivamente essa área. O que era só uma expectativa, passará a ser de fato e de direito propriedade do município.

Nosso governo vai investir em oportunidade de geração de emprego e renda.

E vamos além, já estamos com o recurso viabilizado para fazermos a pavimentação asfaltada da rua Orélio Fontana. Um sonho de muitos e de muito tempo. Em relação a isso, determinei a nossa equipe de planejamento, que é coordenada pelo Secretário Salmo, experiente bem e relacionado, que se faça o planejamento e investimento necessários para construirmos a Marginal Sul. Será um traçado que ligará a Marcondes Zico (na Caneles) pela entrada no lado sul da cidade, para quem vem de Trindade do Sul. Ou seja, estamos dando um norte, um rumo, para aquilo que nós mais precisamos, que é o desenvolvimento, planejado a curto, médio e longo prazo.

Estou prefeita, sou passageira. Mas os prefeitos ou perfeitas que vierem após, entenderão que obra pública parada e mal planejada é prejuízo.

Nosso Município, Estado e País precisam seguir em frente em direção certa e muito bem pensada. Estamos aqui para executar exatamente aquilo que defendemos. E será assim com as obras no centro da nossa cidade e nos bairros. Obras que iremos imediatamente executar e outras que iremos delinear e a sociedade vai entender o seu tempo e acontecer.

Este ano, por exemplo, que teremos um ano legislativo muito importante, de apresentação de projetos de lei que irão impactar positivamente nosso município.

Vou destacar alguns:

Acredito que nas próximas sessões será votado o reequilíbrio administrativo para os novos concursos públicos. Para a saúde financeira do nosso município e fundo previdenciário.

Parcelamento de solo para desenvolver o setor turístico.

Votou-se aqui a nossa modernização de frota e o desapego aos bens inservíveis com absoluto sucesso.

São ações que propiciam em curto período, compra de Equipamentos adequados e seguros, que somados aos nossos servidores resultarão em

Estradas do nosso interior bem cuidadas.

Nossa cidade limpa, iluminada, pavimentada, de entulhos com destinação correta, cidade florida e linda de se ver.

Bem verdade, todos sabemos que não é fácil.

Mas nosso governo sabe onde estamos, como será feito, para onde e como iremos…

Agora em setembro será concluído o pagamento do Financiamento do Badesul

contraído pelo nosso município para aquisição de máquinas a alguns anos atrás. E abrirá uma linha de crédito já aprovada pelo Banco Central e que será possível fomentarmos e colocar à disposição às margens da rodovia RS 406 pelo menos 4 grandes barracões. A área já pertence ao Município.

Para quem interessar em gerar emprego e renda especialmente na área de logística.

Nossa expectativa para o pós pandemia, é que as empresas instaladas nesses barracões gerem no mínimo 200 empregos diretos a curto prazo.

Nosso município definitivamente passa a ser um objeto de desejo para quem quer aqui investir para gerar emprego aqui.

Considerando a localização estratégica, aliados ao Hospital Comunitário, seremos polo regional na saúde.

Na educação trabalharemos muito para oferecer ensino profissionalizante em nível médio. Qualificar nossos jovens para que as empresas encontrem aqui a mão-de-obra qualificada.

Acredito sinceramente no potencial turístico de nossa cidade. Mas vamos começar melhorando, a organização de nossas ruas, os acessos pela Avenida João Marcondes Lajus e a Avenida Herculano de Barros. Oferecer infraestrutura em nossas cascatas.

Precisamos transformar a hípica em nosso parque da cidade cujos os projetos serão em breve elaborados e executados.

Aliás, a Avenida Herculano de Barros já receberá as melhorias nos passeios em breve, para as nossas caminhadas diárias.

As praças, nosso cartão de visitas…que agora, a obra do Centro de Informações Turísticas, os pavers, iluminação volta com força total porque vencemos a burocracia.

Buscaremos recursos para a nossa rua coberta, para a instalação de brinquedos seguros e adequados para as crianças.

Nosso letreiro: EU AMO NONOAI… que representa tudo que sentimos por nosso município.

Não paramos de pensar em melhorias nenhum momento.

Para nosso interior o auxílio para aos agricultores com a prestação de serviços, construção de açudes, de reservatórios de água e melhorias nas estradas.

Sem esquecer de mais incentivos inclusive a nossa Feira do Produtor, que também será um espaço diferenciado e que em breve vamos implementar a construção.

Tudo que falo aqui, Senhoras os senhores não são meramente projetos e planos. São escolhas. São prioridades que definimos e vamos atrás do resultado.