NONOAI SE HABILITA AO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

A Prefeita Municipal de Nonoai – Adriane Perin de Oliveira participou, na manhã desta quinta-feira (dia 15/04) da videoconferência de lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), edição 2021 coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural - SEAPDR. Além da Prefeita Adriane, também participaram por videoconferência a Secretária de Assistência Social – Siliandra Barbiero Bertuol e o Servidor Público Odinei Sartori.

A videoconferência que reuniu pelo menos 35 municípios que vão fazer parte da nova etapa do programa contou com a participação da Secretária Estadual Silvana Covatti, coordenadores e técnicos municipais e da Emater, o chefe de gabinete da Secretaria - Erli Teixeira, o Diretor do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (DAFA) - Flávio Smaniotto, e da Coordenadora do Programa, Bruna Fogiato.

“O PAA, é um programa fundamental neste momento que estamos vivendo. Ele vai lidar com o pequeno agricultor, que está produzindo o queijo, o salame, a alface e vai levar estes alimentos para quem precisa, para as famílias mais vulneráveis”, destaca a secretária. Segundo Silvana Covatti, 1.060 agricultores, 190 unidades recebedoras e 7 mil famílias já foram beneficiados com o programa.

Conforme a Prefeita Adriane, a adesão ao programa será feita através do encaminhamento de ofício formalizando a parceria entre a prefeitura, Estado e Ministério da Cidadania, responsável pelos recursos.

Os recursos, de R$ 2.637.000,00, vão ser distribuídos de forma direta: os alimentos comercializados pelos agricultores familiares são pagos diretamente para eles e repassados para as entidades assistenciais, que fazem a distribuição para as famílias mais vulneráveis. Tanto agricultores quanto entidades são cadastradas pelo município, que depois presta contas à Secretaria e que repassa esta prestação ao Ministério.