Prefeitos da microrregião de Nonoai e MP debatem ações conjuntas de combate ao Coronavírus

Os representantes do Poder Executivo Municipal de Nonoai, Rio dos Índios, Gramado dos Loureiros e Trindade do Sul e a representante da Promotoria de Justiça da comarca de Nonoai, estiveram reunidos, na tarde desta quarta-feira (dia 17/02) para debater as ações conjuntas de enfrentamento ao Coronavírus.

A Prefeita de Nonoai - Adriane Perin de Oliveira, revelou que o município definiu por adotar a Bandeira Preta, inicialmente até a zero-hora de domingo, em razão do elevado número de pessoas positivadas, a falta de leitos, a superlotação do Hospital Comunitário e a dificuldade de profissionais da área da saúde. O Prefeito de Gramado dos Loureiros – Artur Cereza, relatou que o município está com baixo índice de infestação, mas enfrentou uma grande dificuldade de contratar uma ambulância para conseguir fazer uma transferência de emergência e que este tipo de situação precisa ser evitado. Já o Prefeito de Rio dos Índios – Flávio Golin, comentou que o município não registrou nenhum óbito até o momento em razão da Pandemia, mas que se solidariza aos demais municípios. “Precisamos dar um choque de realidade e aplicar medidas duras para que a população se conscientize da necessidade de manter os protocolos de distanciamento social”, defendeu.

A Promotora de Justiça Dra. Micheli Dumke Kufner, relatou as ações preventivas adotadas no início da pandemia em 2020 e que agora é necessário retomar algumas, e ainda ampliar com novas ações. “As barreiras sanitárias, por exemplo, têm inclusive efeito pedagógico”, comentou. Ela disse ainda, que estará conversando com o alto escalão da Brigada Militar com objetivo de solicitar apoio para as medidas repreensivas em razão do descumprimento das leis anunciadas pelos decretos.

O Secretário de Administração do Município de Trindade do Sul – Luciano Picolotto, acompanhou a reunião, porém não se manifestou por problemas técnicos.

Contudo, os municípios devem agora nas próximas horas, editar um Decreto único com ações individuais, porém com a mesma rigidez, a fim de conter o aumento do contágio do vírus na microrregião.