Plantio de árvores marca início da revitalização do Rio Tigre

Categoria: Assessoria de imprensa Publicado: Quinta, 23 Junho 2016

A tarde de sol desta quinta-feira, 23 de junho, irá ficar marcada na história de Nonoai e do Rio Tigre. Após um trabalho de desassoreamento e limpeza das margens do rio, em um ato simbólico, foi dado início ao processo de revitalização do rio que corta a cidade de Nonoai. Antes um riacho, hoje, um rio que respira novamente e se torna um cartão de visitas da terra dos Beatos Manuel e Adílio. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Nonoai com a Creral.

Na tarde desta quinta-feira, foi realizado o plantio de árvores frutíferas e nativas nas margens do rio pelas entidades parceiras do projeto. A partir de agora, as entidades serão parceiras na revitalização das margens do rio com o plantio de árvores.

Realizaram o plantio de árvores o LEO Clube e Lions Clube de Nonoai, Grupo Escoteiro Atalaia, CRAS Nonoai, Escola Jair de Moura Calixto, Escola Maria Dulcina, Colégio Cenecista, Moradores Ribeirinhos, Instituto Eco Sustentável, Prefeitura Municipal e Creral.

Cada árvore plantada foi identificada com uma placa para simbolizar um novo tempo do Rio Tigre. Representando a CRERAL esteve seu vice-presidente Umberto Toazza.

O processo de desassoreamento do Rio Tigre começou ainda no mês de maio com a dragagem do leito em alguns pontos considerados de risco para enchentes. Os resíduos foram retirados do leito do rio e depositados nas margens, para secagem. Após aproximadamente 30 dias os resíduos começaram a ser retirados e levados para o aterro localizado na Linha Estivinha.

O projeto foi coordenado pelo servidor Claudir Diniz de Oliveira, o Índio tem como parceiros diversas entidades, entre elas o LEO Clube de Nonoai e o Instituto Eco Sustentável.

O ato aconteceu nas margens do Rio Tigre, nas proximidades da madeireira Lottermann, e contou com a presença de aproximadamente de 170 pessoas, entre entidades, escolas, secretários municipais e comunidade nonoaiense.

Neste sábado, a Prefeitura de Nonoai, através de seu programa semanal de rádio veicula um programa especial sobre o evento em homenagem ao Rio Tigre. O programa começa as 11h15, na Rádio Clube.