INICIA CALENDÁRIO DE ARRASTÃO DE COMBATE À DENGUE

 O governo municipal de Nonoai deflagrou, na manhã desta quarta-feira (dia 28/04), um calendário de atividades de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e da febre amarela. A ação une forças das secretarias de Saúde, Obras e Agricultura, além da comunidade.

Conforme a Bióloga responsável pela equipe de epidemiologia da Secretaria de Saúde de Nonoai - Naiara Lemes da Rosa, o Levantamento de Índice Rápido – Lira, aponta que o município chegou à casa de 10.2, acendendo a luz de alerta. “Um índice aceitável seria até dois”, compara a Bióloga.

Para conter a proliferação do mosquito, as secretarias estão se unindo para realizar um trabalho de limpeza do perímetro urbano. O roteiro iniciou nesta quarta-feira (dia 28/04) pelo Bairro Homero, João Sperry, Nascer do Sol e Industrial. Dia 05 de maio, segue para os Bairros Caneles, Brasil, Aeroporto, Balestrin, Cascata, Por do Sol, Castelinho e Industrial. Dia 12 começa no Aniloc e segue para o Stela Matutina, Tio Ito, São Luiz, Liberdade, Marfisa e Caledônia. Por fim, no dia 19 de maio, o mutirão se concentrará na região central da cidade.

Durante as ações serão recolhidos apenas os descartes que acumulam água e que servem como criadouro do mosquito. Como por exemplo, pneus, vasos de plantas, garrafas pet, plásticos e latas. Além da coleta, as equipes da epidemiologia estão acompanhando principalmente a vistoria nas caixas d’água, cisternas, piscinas abandonadas e outros locais que possam acumular água.

Conforme a Secretária de Saúde – Enfermeira Ana Cláudia Ferrão, o Aedes aegypti é um mosquito capaz de transmitir numerosas doenças, entre elas se destacam a dengue, o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya. As quatro são doenças distintas, ainda que em algumas delas os sintomas possam ser semelhantes, pelo menos no princípio. A doença que se desenvolve depende do vírus que o mosquito carrega. Evidentemente, nem todos os mosquitos dessa espécie estão infectados.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.