UBS PASSA A FAZER EXAMES DE ELETROCARDIOGRAMA

O Governo Municipal de Nonoai investiu R$ 8.495 na compra de um equipamento de Eletrocardiograma para a Unidade Básica de Saúde central.

O eletrocardiograma é considerado padrão ouro para o diagnóstico não invasivo das arritmias e distúrbios de condução, além de ser muito importante nos quadros isquêmicos coronarianos, constituindo-se em um marcador de doença do coração. Sua sensibilidade e sua especificidade são maiores para o diagnóstico das arritmias e distúrbios de condução, do que para as alterações estruturais ou metabólicas.

O equipamento que foi instalado na UBS Central foi utilizado pela primeira vez nesta sexta-feira, dia 26 de março. O paciente Laurentino Rodrigues da Silva – 73 anos de idade, o primeiro a utilizar o aparelho, revelou que aguardava a consulta com o cardiologista há aproximadamente seis meses e que entre os exames solicitados na pré consulta era o eletro. A consulta com o médico está marcada para segunda-feira em Passo Fundo.

Conforme a Secretária de Saúde - Ana Cláudia Ferrão, o aparelho disponível no Posto de Saúde irá atender a demanda dos pacientes que antes tinham que fazer no Hospital Comunitário ou nos consultórios particulares.