Prefeitos conseguem mobilizar Estado e apresentam fortes Reivindicações

A Prefeita do Município de Nonoai – Adriane Perin de Oliveira liderou uma mobilização microrregional para apresentar reivindicações de combate a disseminação do Coronavírus ao governo do Estado através da Secretaria Estadual de Saúde. Com a presença dos prefeitos da microrregião de Nonoai, Flávio Golin (Rio dos Índios), Artur Cereza (Gramado dos Loureiros), Elias Cegalla e Tarciso Rossatto (Trindade do Sul) foram apresentadas algumas reivindicações ao Coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde Fábio Fantin, Diretora da Secretaria de Saúde Cynthia Molina e a Secretária Estadual de Saúde Arita Bergmann. O encontro ocorreu na tarde deste domingo (dia 21/02) no Centro Administrativo Municipal de Nonoai e contou ainda com a presença dos representantes do Hospital Comunitário de Nonoai, Rafael Barboza, Laura Azevedo e o Dr. André Hipólito. A Secretária Arita Bergmann e a Diretora Cynthia participaram por vídeo conferência.

As lideranças municipais reivindicam a vacinação de toda a população da microrregião formando assim uma barreira com o Estado de Santa Catarina, aumento de leitos de UTI e Leitos Clínicos COVID, apoio financeiro inclusive para custear recursos com UTI Móvel, implantação de Hospital de Campanha e socorro às equipes de saúde, aja visto que os profissionais da saúde estão em exaustão.

A prefeita Adriane justifica que o apelo se dá em função do caos que os municípios enfrentam diante da evolução da Pandemia. “Entendemos ser medidas importantes e necessárias para que a região possa atender a demanda ora apresentada em decorrência da disseminação do Coronavírus”, enfatizou Adriane.

Na reunião, os prefeitos relataram que no Estado vizinho de Santa Catarina, mais precisamente na cidade de Chapecó-SC, observa-se a presença efetiva da Secretaria Estadual de Saúde no município catarinense, desenvolvendo ações conjuntas e suporte necessário para a efetivação de medidas de combate ao novo Coronavírus. Destacaram ainda que, considerando a proporção de habitantes e casos diagnosticados, Nonoai, Rio dos Índios, Gramado dos Loureiros e Trindade do Sul, estão em situação de extrema gravidade, sendo que o índice de contágio do Município de Nonoai - RS é superior ao da cidade vizinha de Chapecó-SC, o que demonstra a necessidade da adoção de medidas urgentes de combate a este mal invisível que assola a comunidade mundial.

Contudo, a Secretária Arita disse que irá avaliar as reivindicações e afirmou que o Estado será parceiro dos municípios no combate a Pandemia.