Outubro Rosa liga alerta para o câncer de mama

Categoria: Secretaria de Saúde Publicado: Terça, 02 Outubro 2018

A Secretaria Municipal de Saúde convida a todas as mulheres nonoaienses para que participem da programação alusiva ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

O auge da programação acontece agora no dia 5 de outubro na Câmara de Vereadores, com início às 13h30. Durante este dia haverá uma palestra com Lourenço Dalla Rosa seguida da palestra da Drª Maria Roberta Alessi. Às 16h está previsto um show gospel com distribuição de brindes sendo servido logo após um coffee break para os presentes.

Todos os anos chega o mês de outubro e a cor rosa predomina em muitos lugares. Na Internet então, multiplicam-se as fotos de perfil com um lacinho cor-de-rosa ou uma flor. Mas por que tudo isso? É uma campanha mundial chamada Outubro Rosa, que acontece todos os anos visa conscientizar não só a população feminina, mas também a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Com o laço cor de rosa como símbolo, a campanha começou em 1990 com a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York.

Em Nonoai, a Secretaria Municipal da Saúde preparou uma programação especial para todas as mulheres pensando na prevenção contra a doença que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, é o mais incidente em mulheres, excetuando-se os casos de pele não melanoma, representando 25% do total de casos de câncer no mundo em 2012, com aproximadamente 1,7 milhão de casos novos naquele ano. É a quinta causa de morte por câncer em geral (522.000 óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

A taxa de mortalidade por câncer de mama ajustada pela população mundial apresenta uma curva ascendente e representa a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira, com 13,03 óbitos/100.000 mulheres em 2014. As regiões Sudeste e Sul são as que apresentam as maiores taxas, com 14,21 e 14,60 óbitos/100.000 mulheres em 2014, respectivamente. (http://www2.inca.gov.br)