Projeto "Caravana da Cidadania - Nonoai/RS" é oficialmente lançado

A manhã desta quarta-feira (06), foi marcada pela assinatura do Termo de Fomento N° 01/2020, celebrado entre a Associação de Desenvolvimento Social do Norte do RS, representante da CUFA/FW, e o município de Nonoai/RS, o qual desenvolverá a iniciativa “Caravana da Cidadania – Nonoai/RS”.

O projeto tem o intuito de promover uma série de atendimentos de saúde à toda a população idosa da cidade, com vistas a prevenção no que tange à saúde tanto mental quanto física, além de ofertar exames preventivos e atendimentos, otimizando a saúde e a autoestima através destes serviços, os quais serão disponibilizados gratuitamente. Contará com uma equipe de profissionais especializados para os atendimentos, sendo: um psicólogo, enfermeira e fisioterapeuta.

Inicialmente, o projeto promoveria atendimentos em grupo, entretanto, tendo em vista a pandemia de Covid-19 e, o fato da iniciativa abranger idosos, todos serão feitos de modo individualizado, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde. Serão viabilizados, pela proposta, diversos exames, inclusive, se necessário, testes para Covid-19.

Tratando-se da saúde mental dos atendidos, o profissional de psicologia será essencial para combater indícios de depressão, sobretudo no momento atual da necessidade do isolamento social. Aos acamados, o fisioterapeuta terá o intuito de otimizar a saúde física dos mesmos. Também está incluso no projeto, o profissional de Enfermagem, este que fará triagens e encaminhamentos posteriores. A Coordenação Geral será responsabilidade da CUFA/FW.

O projeto está em andamento a partir da presente data. É uma realização da CUFA/FW, Prefeitura de Nonoai e Conselho Municipal do Idoso. Tem a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social. Conta com patrocínio de Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó.