Cartilha de Compras Públicas é apresentada para os empresários locais

A Prefeitura de Nonoai é um dos principais compradores do município. Para isso é necessário seguir algumas regras e oportunizar para que os empresários locais tenham a oportunidade de negociar com o município fazendo que assim, haja maior circulação de renda dentro do município, fomentando as empresas e gerando empregos.

O mercado das compras públicas vem crescendo muito no Brasil, segundo o Ministério do Planejamento, estima-se que as compras governamentais estejam beirando os 400 bilhões de reais. Aqui em Nonoai do ano de 2022 foi adquirido entre compras e serviços o valor de R$ 7.562.609,94, destes R$ 4.706,827,64 de micro e pequenas empresas, num percentual total de compras de 31,38%, com aumento do ano de 2021 para 2022 de 19,53%, aqui no município.

Com a proposta de potencializar um ambiente favorável ao empreendedorismo, a Prefeitura Municipal de Nonoai através do Programa Cidade Empreendedora desenvolvido pelo SEBRAE/RS, se propõe e apoia a implementação de políticas públicas que gerem o desenvolvimento dos pequenos negócios locais.

Um dos propósitos da administração é fortalecer pessoas e negócios locais. A partir deste trabalho, auxiliar os fornecedores e interessados em fornecer ao município, incentivando-os a participarem das licitações. Com uma comunicação simples e assertiva, o objetivo é ajudar os empreendedores a entenderem os processos de compras da prefeitura e, assim, facilitar os processos licitatórios. Este é o grande objetivo da Cartilha de Compras públicas e Plano Anual de Compras apresentado na noite de segunda-feira para os empresários nonoaienses.