Rede municipal de ensino recebe nota recorde no IDEB

A educação em Nonoai está de parabéns. A avaliação do IDEB que acontece a cada dois anos foi divulgada no começo desta semana e mostrou evolução no conceito dos alunos das séries iniciais no ano de 2017, com destaque para a escola Jair de Moura Calixto que obteve nota 6,8 superando a meta estipulada de 4,8. No estado, o município de Nonoai superou cidades como Passo Fundo e Erechim que obtiveram notas 5,6 e 6,1, respectivamente.  A nota mais alta no estado pertence a cidade de Picada Café que obteve conceito 8.

As séries finais da educação básica municipal obtiveram conceito 5,2 superando a meta de 4 pontos. No contexto estadual, o município superou a média geral que ficou em 5,8.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de zero a 10 e a combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica, que tem estabelecido, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.