Tio Miro lança livro com a história de Nonoai

Na noite de ontem, sexta-feira, 15 de abril, o livro escrito pelo historiador nonoaiense Olmiro Loures Sperry, 87 anos, teve seu lançamento oficial. A obra intitulada “Nonohay: Quem te viu, quem te vive”, traz alguns dos relatos sobre a história de Nonoai.

A solenidade foi marcada por muita emoção. A musicista nonoaiense Olavina Berenice Muller Melo, cantou o hino de Nonoai, que é de sua autoria para os presentes. Segundo o historiador Tio Miro, em seu pronunciamento, o hino escrito pela nonoaiense sintetiza muito bem a história de Nonoai.

O colégio Cenecista, fundado pelo Tio Miro, também prestou homenagens com uma apresentação artística coordenada pelo instrutor de danças Anilton de Amaral. Em seguida foi a vez da Escola Maria Dulcina, onde o escritor foi professor por vários anos. A Escola Municipal Jair de Moura Calixto também prestou homenagens com a declamação de uma poesia de autoria de outro ilustre nonoaiense, seu Nene Guilhardo, falecido há pouco tempo. Poesia esta que está no livro escrito pelo Tio Miro.

Em seu pronunciamento, o escritor Olmiro Loures Sperry contou diversas histórias sobre seu livro entre elas o porque de ele utilizar a grafia Nonohay, e não a oficial sem as letras “H” e “Y. Também relembrou que há exatos 60 anos, no mesmo horário e local, no antigo Clube Recreativo, era assinada a ata de criação do município de Nonoai, que posteriormente foi emancipado.

Após a solenidade o autor autografou os livros de quem esteve no local e os adquiriu.

O lançamento do livro foi teve a coordenação da vereadora Terezinha Salete Sperry e o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

A solenidade aconteceu no Clube Recreativo Nonohayense e contou com a grande presença da comunidade de Nonoai, dos familiares do Tio Miro, como é conhecido, e também de professores, outros escritores, como o autor do livro Raízes e Retalhos de Nonoai, José Newton Sperry, do autor do livro Balsas e Balseiros do Rio Uruguai, Professor Nelso dos Santos. A solenidade também teve a presença do Deputado Estadual, Juliano Roso, filho do ilustre nonoaiense Dr. Pedro Roso. A administração municipal esteve representada pelo prefeito Edilson Pompeu da Silva.