Fogo simbólico da Pátria chega em Nonoai

Com objetivo de exaltar e cultuar as tradições nacionais, o Município de Nonoai recepcionou, em ato cívico na manhã desta quinta-feira, dia 22 de agosto, o Fogo Simbólico que abre as comemorações referentes à Semana da Pátria.

A centelha foi trazida pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, representada no ato pelo Coronel da Reserva Ataíde Moraes Rodrigues. A recepção foi realizada na Praça Central Getúlio Vargas.

O Coronel Ataíde Moraes Rodrigues repassou a centelha ao Prefeito Edilson Pompeu da Silva, que juntamente com a Vereadora Luciana Zanovello, representando a Câmara de Vereadores, fizeram o acionamento da pira.

Além do Prefeito Municipal, fizeram o uso da palavra, representando a Câmara de Vereadores, Vereadora Luciana Zanovello e o Coronel Ataíde Moraes Rodrigues. Estavam presentes no evento o Vice-prefeito Paulo Rodrigues, Cap. Freitas comandante da Operação Ágata, Vereadores, Representante da Brigada Militar, Secretários Municipais, Representante do Corpo de Bombeiros, Diretores, professores, alunos e comunidade em geral.

Em 2019 o tema Nacional da Semana da Pátria é “Bandeira Nacional” e o Regional é “Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osório”.

Histórico do Fogo Simbólico da Pátria

O “Fogo Simbólico da Pátria” surgiu no ano de 1937, por iniciativa de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem.

Levada a ideia à Liga de Defesa Nacional, entidade criada pelo poeta Olavo Bilac, Patrono do Serviço Militar, a proposta foi acolhida com entusiasmo e complementada com o acréscimo de que o “Fogo Simbólico da Pátria” deveria percorrer o Território Nacional, numa corrida de revezamento denominada Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, cuja 1ª edição ocorreu em 1838, entre as cidades de Viamão e Porto Alegre (RS).

O Fogo Simbólico representa a Pátria, como uma chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade, além de proporcionar oportunidade de reflexão sobre o amor à Pátria e acerca da importância do culto aos Símbolos Nacionais. O calor da chama transmite a mensagem da preservação do patriotismo, civismo e respeito.