Conselho Municipal do Idoso elege diretoria

Categoria: Secretaria de Assistência Social Publicado: Sexta, 13 Outubro 2017

Na manhã da última quarta-feira (11), na sede do CRAS Professora Mariazinha Machado Muller, reuniram-se a Comissão Provisória para a criação do Conselho Municipal do Idoso (CMI). O objetivo do encontro foi eleger o presidente do CMI. Com a criação do Conselho, e consequente criação do Fundo Municipal do Idoso, entidades como a Casa de Assistência Social de Nonoai serão beneficiadas com a destinação do imposto de renda dos nonoaienses, além de possibilitar a busca por recursos para o auxílio aos idosos do município.

O CMI está integrado junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e foi criado pela lei municipal nº 3.214, de 16 de agosto de 2017 e tem por natureza ser órgão permanente, paritário, deliberativo, formulador e controlador das políticas públicas e ações voltadas para o idoso em Nonoai. O presidente do órgão municipal eleito por unanimidade pelos integrantes do conselho é Adão Luiz de Moras, que já vinha atuando como presidente da Comissão Provisória. A vice-presidência da entidade ficará com Venilda Petry e na secretaria do CMI, Siliandra Barbiero Bertuol.

O CMI tem por objetivo zelar pela implantação, implementação, defesa e promoção dos direitos do idoso além de propor, opinar e acompanhar a criação e elaboração da lei da Política Municipal do Idoso. O conselho é composto por 5 representantes do poder público e 5 representantes da sociedade civil. A sua estrutura é composta pelo plenário, secretaria, comissões permanentes e grupos temáticos. As reuniões serão realizadas mensalmente, sempre na segunda terça-feira de cada mês.