Projeto de atendimento de imigrantes discute ações em Nonoai

O município de Nonoai tem recebido e acolhido diversos imigrantes nos últimos anos, principalmente venezuelanos que chegam em buscas de melhores condições de vida e trabalho. Para isso, o trabalho de acolhimento, organização e orientação aos imigrantes é fundamental.
Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (28), o programa de Atendimento de imigrantes em situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo migratório por crise humanitária debateu ações a serem realizadas no município para orientar, incluir e acolher os imigrantes, em especial, aqueles em situação de vulnerabilidade social. Hoje são cerca de 80 famílias de imigrantes estrangeiros vivendo em Nonoai. Uma preocupação do projeto é orientar os imigrantes para que cumpram com a legislação brasileira.
Entre as propostas de serviços para melhor atender os imigrantes está a realização de curso de sensibilização e atendimento humanitário aos servidores municipais; Oficina de língua portuguesa aos estrangeiros; oficina de auxiliar de cabelereiro; cursos profissionalizantes na área comercial e industrial; curso de informática básica; e, curso de espanhol básico para servidores municipais, afim de facilitar a comunicação.