Prefeito participa de audiência pública sobre segurança

Na noite de ontem, terça-feira (22), A Câmara de Vereadores realizou uma audiência pública sobre segurança e contou com a presença do prefeito Edilson Pompeu da Silva, do delegado de Polícia Paulo Machado, representantes de entidades e sociedade civil. A Brigada Militar não teve representação.

A sessão foi realizada através de um pedido do vereador Paulo Rodrigues (PP).

Entre os assuntos levantados e destacados como prioridade para a área de segurança em Nonoai está o monitoramento através de câmeras de segurança posicionadas estrategicamente para inibir a criminalidade. O prefeito Edilson apresentou aos presentes o projeto que foi entregue ao Ministério de Ciências e Tecnologia, sobre a Cidade Digital. Este projeto engloba instalação de 11 câmeras de segurança além de sinal de internet banda larga em alguns pontos da cidade. Além do Cidade Digital, foi levantado a possibilidade do comércio local instalar câmeras em seus estabelecimentos, contribuindo assim para uma maior segurança.

Outro assunto abordado foi a instalação de uma delegacia Regional de Polícia Civil em Nonoai. Segundo o delegado, as ocorrências que precisam ser registradas aos finais de semana ou fora do horário em que a delegacia da cidade funciona, precisam ser encaminhadas para a cidade de Erechim, distante aproximadamente 110 km de Nonoai. Neste período em que o policial militar estiver se deslocando para realizar o registro, a cidade de Nonoai fica sem efetivo. O delegado de polícia ponderou que por Nonoai ser uma região de fronteira, seria necessária a utilização de cães farejadores.

Outra demanda prioritária foi em relação ao comando da Brigada Militar, que segundo os presentes na reunião, falta um comandante que resida na cidade e conheça as demandas do município.

Uma comissão foi formada para participar na próxima segunda-feira (28) em Passo Fundo, de uma audiência com o Comandante Regional da Brigada Militar, Fernando Carlos Bicca, para levar as demandas da segurança pública de Nonoai.