Caminhada pela Vida alerta para a necessidade da prevenção ao comportamento suicida

Na tarde desta sexta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação realizaram uma caminhada promovendo uma ação preventiva ao comportamento suicida.

A caminhada que saiu da Unidade Básica de Saúde Central se deslocou até a Praça Getúlio Vargas com faixas carregando palavras de ordem, “Pense, fale, escute não de ponto um final a sua vida, escolha continuar”, servidores públicos, inclusive secretários e o Prefeito Edilson Pompeu da Silva, e a comunidade evangélica, despertou a importância de falar sobre o suicídio e a depressão nas rodas de conversa com a família e amigos. Além da caminhada, foram montadas barracas na praça Getúlio Vargas para a prestação de serviços e atendimento a comunidade. E a banda da Casa de Oração do Pastor Clênio animou os participantes com louvores.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. No município de Nonoai, no ano de 2018, foram registrados nove casos de suicídio, e neste ano, foram quatro casos entre os meses de janeiro e agosto.

No Brasil, desde 2015, a prevenção ao suicídio tomou conta de todo o mês de setembro por meio da campanha ‘Setembro Amarelo’, iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O suicídio é considerado uma questão de saúde pública e uma das metas para sua redução foi lançada pela OMS, que propõe o desafio de diminuir em 10% esses óbitos até o ano de 2020.