Os produtores de ovinos na região norte do estado do Rio Grande do Sul poderão, em breve, contar com um abatedouro de ovinos em Nonoai. Nesta semana, o prefeito Edilson Pompeu da Silva e o Vice-Prefeito Paulo Rodrigues, receberam no gabinete da Prefeitura de Nonoai, o empresário nonoaiense Maurício Dalmagro, proprietário da Estância Patriarca, localizada próximo ao trevo principal de entrada de Nonoai, próximo a Hípica. Acompanhou a reunião o veterinário do município Jorge Augusto Winckler. A ideia do empresário é fornecer carnes de qualidades e inspecionadas. O projeto do abatedouro municipal será cadastrado no Serviço de Inspeção Municipal e posteriormente ter sua comercialização autorizada também pelo SUSAF - Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte.
Segundo o empresário, o projeto do abatedouro deve ser concluído até o final do ano e será pioneiro na região norte do estado, distribuindo para todo o estado carne inspecionada e com um preço acessível ao consumidor da região, além da geração de empregos. A ideia é que o abatedouro receba ovinos dos produtores da região e realize de maneira correta o abate dos animais.
Ainda, o empresário e o veterinário Jorge Augusto Winckler, solicitaram o apoio da administração municipal para trazer até Nonoai, o professor do curso de Medicina Veterinária da UPF e ex-delegado do Ministério da Agricultura, Edir Dickel, sobre a importância da sanidade animal e a vigilância, e os benefícios da carne inspecionada.