×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:

Assinado contrato que garante a realização de estudo de demanda da Nova Ferroeste

Foi realizada na noite de quinta-feira 08, no Clube Recreativo Nonoaiense, a assinatura do contrato com com TFP Engenharia.  O ato garante a realização do “Estudo de Demanda” que permitirá a inclusão do Rio Grande do Sul no traçado da Nova Ferroeste.

A contratação contempla a elaboração da documentação, bem como todo o trabalho de acompanhamento do pedido de autorização do ramal ferroviário. Já na próxima semana será celebrado o contrato que torna possível a realização de um segundo documento preparatório, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental.  A expectativa é que as análises sejam concluídas em até seis meses.  

Na ocasião a prefeita de Nonoai, Adriane Perin, destacou a importância estratégia do modal para a região.  A oportunidade de uma ferrovia com um traçado ambiental e economicamente viável que conecte o RS ao centro oeste brasileiro, significa ter condições de produzir com ainda mais qualidade e competitividade, todos ganham, disse a Prefeita.  

Já o senador Luis Carlos Heinze, que tem capitaneado o projeto há mais de ano celebrou o avanço. “Foi uma verdadeira batalha. Conseguimos reunir um grupo que compreendeu a necessidade de reduzir os custos logísticos do RS. Entrar no projeto de expansão iniciado pelo Governo do Paraná é cortar caminho. De minha parte, segue o compromisso de trabalhar para tirar do papel no menor tempo possível”, ressaltou Heinze.  

O Secretário de Articulação Articulação dos Municípios Gaúchos, Salmo Dias de Oliveira representou o Governo Gaúcho e enfatizou o apoio no que for necessário para seguir adiante com o projeto para o crescimento do Norte Gaúcho.  A Presidente da ACISA de Nonoai, Gabriela Mattes Brustolin, em sua fala frisou a importância de ser trabalhado de forma unida, com apoio do Poder Público e empresas do comercio local.
Já o Coordenador do Movimento Pró-Ferrovia, Leonor Broch disse estar a anos trabalhando o estudo envolvendo toda a grande região, e buscando apoio dos estados, empresas privadas e incentivando o movimento.  

Representando o município de Chapecó esteve o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Elon Rebelatto que reforçou o apoio do município através de empresas privadas e também com esforços e diálogo com o Poder Público.

Já a FIERGS está envolvida no Projeto, sendo uma das entidades Civis protagonista neste projeto do Movimento Pró Ferrovia, é a resposável por bancar a segunda parte do estudo de viabilidade.

O encontrou reuniu inúmeras autoridades locais, regionais e Estadual.

 
 

 

{gallery}noticias/2946{/gallery}