Prefeitura de Nonoai lança mais um projeto habitacional

Na noite desta quarta-feira (16), em reunião realizada no gabinete do prefeito municipal, com a presença do prefeito Edilson Pompeu da Silva, do diretor de Habitação de Nonoai, Augusto Barbiero e do responsável pelo departamento de habitação da CREHNOR Joelson Aires, foi apresentado um novo programa habitacional que deverá beneficiar trinta famílias de nossa cidade. As casas serão construídas no bairro Liberdade, no final da Rua Trinta e Um de Maio.

Essas novas moradias vem se somar às 250 habitações já construídas pela prefeitura de Nonoai através de diversos programas e, outras 40 unidades habitacionais no interior do município.

O programa é realizado em parceria com a CREHNOR – Sistema de Cooperativas de Crédito Rural. Trata-se do Programa Parcerias, onde os cidadãos interessados poderão usar o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, para o pagamento da primeira parte do financiamento que pode ser de até 90% do imóvel e tem custo máximo de 90 mil reais.  O pagamento pode ser realizado em até 360 meses conforme as condições acertadas junto com a entidade organizadora. O programa admite também operações dentro das condições do programa federal Minha Casa Minha Vida.

Os beneficiados serão pessoas físicas com renda de até R$5.400,00 indicadas pela CREHNOR, que é o Agente Promotor. Para ser beneficiário do programa é necessário ser indicado pela entidade organizadora, ter capacidade para pagamento e apresentar declaração do imposto de renda de pessoa física em caso de apuração de renda informal.

Após a formação dos grupos de financiamento será formada uma comissão de representantes que irá fiscalizar a execução do projeto. O programa vai disponibilizar a construção das moradias já que o terreno que está sendo oferecido pela prefeitura de Nonoai, como contrapartida do projeto. Os futuros moradores vão receber os lotes prontos para construção já com água e luz.

O Programa Habitacional segue as regras da CREHNOR e  tem limite de até 30 unidades por Nonoai se tratar de um município com menos de 20 mil habitantes. O prazo para entrega da obra pronta é de 4 a 24 meses. De pagamento é de 120 a 360 meses conforme avaliação realizada do postulante.

Quanto maior a renda dos pretendentes maior será a taxa de juros estipulada. Com renda familiar de até R$2.455,01 a taxa ao ano é de 5%. Com renda familiar de até R$3.275,00, os juros são de 6% ao ano e acima desse valor até 5 mil reais os juros são de 7,16%. Os beneficiários com carteira assinada há mais de 3 anos ganham redução na taxa de juros em 0,5%. Todos os beneficiários poderão comprometer até 30% de sua renda mensal familiar bruta.