Carteiras de Identidade - Novas regras para atendimento

A partir de quarta-feira, 18, os Postos de Identificação do IGP em Porto Alegre e no interior só atenderão casos de necessidade extrema. E, ainda assim, será preciso fazer o agendamento do serviço. Não haverá mais atendimento por ordem de chegada. As medidas visam o cumprimento do Decreto do Governo do Estado, que estabelece rotinas para evitar a aglomeração de pessoas, em função da pandemia de Covid-19.

Estão suspensos os agendamentos previstos a partir de hoje (17) em todo o Estado e a partir do dia 19/03 na capital, bem como a emissão da carteira de identidade na modalidade expressa.

O cidadão deve ligar para o posto mais próximo. Caso a necessidade seja comprovada – por meio de documentos, como ocorrência policial, passagem aérea, reserva de hotel, etc – será agendado um horário para o atendimento presencial.

Todos os postos terão horário unificado, das 8h às 14h, de 2ª a 6ª feira.

Os Postos do interior, que funcionam por meio de convênio com as Prefeituras, seguirão as determinações de cada município. Os telefones para solicitar a avaliação da necessidade do agendamento estão disponíveis em https://igp.rs.gov.br/informacoes-sobre-carteira-de-identidade