Novembro Azul começa com casa cheia

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. E em Nonoai, a campanha começou com uma série de atividades voltada ao público masculino em cerimônia na Unidade Básica de Saúde Central de Nonoai e contou com a presença do Prefeito Edilson Pompeu da Silva, dos secretários municipais Gerci Caresia Schio, Teresinha Salete Sperry e Nelson Lima, da saúde, educação e políticas urbanas respectivamente. A atividade contou também com a presença do vereador Paulo Paiakan, representando a presidente da Câmara de Vereadores de Nonoai, Luciana Zanovello.

A ação contou com palestra do médico Dr. Atamis Omar Rubenich, que falou sobre o Câncer de Próstata e apresentou dados sobre a doença e alertou os homens que precisam se cuidar porque a doença é silenciosa mas, se detectada no começo, pode ser curada mais facilmente. O dentista Estevo Machado também palestrou sobre o câncer bucal, uma doença que é comum e que também pode levar a morte. Simples cuidados podem evitar danos maiores à saúde masculina. Em ato continuo, foi dado início ao atendimento aos homens que lotaram o saguão da UBS central, com a realização de exames de sangue e testes rápidos. Após foi servido um coffee break com música ao vivo com Diogo Barlette.