Cuidar da saúde também é coisa de homem

A Secretaria Municipal de Saúde convida a toda comunidade de Nonoai, especialmente os homens, para que participem do Dia D do Novembro Azul, que acontecerá no dia 6 de novembro, às 18h na Unidade Básica de Saúde Central. As atividades do dia 6 de novembro abrem as ações do Novembro Azul, e na semana de 6 à 10 de novembro, todas as unidades de saúde municipal estarão realizando o atendimento aos homens. A ACISA de Nonoai é parceira da Secretaria de Saúde nesta ação convidando todas as empresas do município para que façam a liberação dos seus funcionários para a realização dos exames.

A programação do dia 6 de novembro, contará com palestra do médico Atamis Rubenich, sobre a saúde do homem e do dentista Estevo Machado abordando o tema saúde bucal masculina. Além das palestras haverá também, música ao vivo com Diogo Barlete e, será servido um Coffee Break aos presentes.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Durante o mês de Outubro rolou a Campanha Outubro Rosa. Agora no mês de novembro as coisas mudam de cor e passam a ficar azuis. Cuidar da saúde também é coisa de homem!

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

(Fonte: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata/definicao+)

Confira a programação do Novembro Azul:

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO AZUL

06/11/17 A 10/11/17

06/11/2017 – Dia D

18:00 – Abertura da Programação e Palestra com o Dr. Atamis e Dr. Estevo (Saúde do Homem).

19:00– Coleta de exames para testes rápidos (HIV, VDRL) e;

* solicitação de exames laboratoriais de rotina (PSA,hemograma, colesterol, triglicerídeos, glicemia de jejum e TSH).

* Atração musical com Diogo Barlete

*Coffe Break