Equoterapia para alunos da rede municipal de ensino

O Grupo Nativo Estância da Estrela, iniciou nesta segunda-feira (17) as atividades de equoterapia com alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Avelino Mattiello. O projeto intitulado Cultura em Desenvolvimento leva aos alunos conhecimentos relativos à cultura tradicionalista, cuidados com os animais, higiene bucal e principalmente, sobre a relação do gaúcho com o cavalo através da equoterapia. Tudo isso em uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação de Nonoai, que cedeu a nutricionista Luana Balbinotti para atuar junto ao projeto. Ainda o Executivo Municipal encaminhou projeto de lei para a Câmara de Vereadores para a doação de um caminhão ao grupo para o transporte dos animais.

As atividades foram realizadas no CTG Sentinela do Pampa e trabalhou durante a manhã com os alunos das turmas do Jardim I e do Pré I da EMEI Avelino Mattiello. Já na parte da tarde foi a vez dos alunos do Pré II e do Pré III.

O Patrão do Grupo Nativo Estância da Estrela, Amarildo Borges Moura, comentou em entrevista ao programa de rádio semanal da Prefeitura de Nonoai, que o grupo criado em 2016 tem o objetivo de envolver a comunidade no tradicionalismo gaúcho e que este é o primeiro projeto do grupo que vai trabalhar com crianças das séries iniciais envolvendo entre outros temas, a equoterapia, visando o desenvolvimento educacional das crianças.

A equoterapia, é segundo a Associação Nacional de Equoterapia, uma técnica que emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

São colaboradores do projeto a Diretora da Escola Avelino Mattielo Jocinara de Melo, a Nutricionista da Secretaria de Educação Luana Balbinotti, a Dentista Suelen Machado, a Veterinária Sabrina Bedin e a Assistente Social Valquíria.