Combate à dengue é o foco nesta sexta-feira 13

A Secretaria Municipal de Saúde realiza na próxima sexta-feira (13), uma ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da dengue entre outras doenças como febre amarela, febre chikungunya e zika vírus. Conforme a secretária de Saúde Gerci Caresia Schio, o objetivo da ação é conscientizar a comunidade sobre os perigos da proliferação do mosquito da dengue. Por isso, a Sexta-Feira 13, passa a ser o dia D de combate ao mosquito da dengue.

A campanha se dará em parceria com as demais secretarias municipais, entidades nonoaienses e acontecerá durante toda a sexta-feira com início às 7h45 em frente a Unidade Básica de Saúde central ( Rua Pinheiro Machado esquina com Borges de Medeiros). As equipes da Secretaria de Políticas Urbanas estarão recolhendo todo tipo de material que possa acumular água como pneus e vasos de plantas inutilizados. Por esse motivo, a Prefeitura de Nonoai por meio da organização deste ato, solicita que os munícipes providenciem a separação do lixo seco, materiais descartáveis, pneus, vasos de plantas, entre outros materiais que não estejam sendo utilizados e possam acumular água. Estes materiais podem ser depositados na frente de cada residência pois as equipes estarão recolhendo estes materiais.

Conforme relatou a Secretária de Saúde Gerci Caresia Schio e a bióloga Jussara Chente, o índice de infestação do mosquito da dengue está muito elevado chegando a 16.7% conforme o Levantamento do Índice Rápido de Aedes aegypti, o LIRAa. Conforme destacou a bióloga o índice ideal é entre 0% a 1%. Os cuidados com o acúmulo de água parada são importantes, pois é onde o mosquito se reproduz. Com as temperaturas altas e o grande volume de chuvas dos últimos dias se formam as condições ideais para a reprodução deste vetor. A população é essencial no combate à este mosquito.

A campanha está sendo intitulada “Ou eles, ou Nós!” visa além de realizar a limpeza de possíveis criadouros do mosquito, quer conscientizar os nonoaienses do risco que se corre quando há um índice tão elevado. No caso de uma pessoa doente ser picada por um mosquito apenas pode desencadear uma grande epidemia. A Secretária de Saúde Gerci Caresia Schio informa que as agentes comunitárias de saúde estarão visitando as casas e verificando se existem focos ou pontos de acúmulo de água parada. No caso de reincidência dos lares visitados será dado uma advertência e persistindo, multas serão aplicadas.