Com nova ambulância, SAMU volta atender 24h em Nonoai

Na manhã desta terça-feira (03), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU de Nonoai recebeu oficialmente a nova ambulância que irá atuar nos atendimentos que serão realizados pelos socorristas. O ato foi realizado em frente à base do SAMU, localizada ao lado da Igreja Matriz de Nonoai. Na ocasião estiveram presentes o prefeito Edilson Pompeu da Silva, a Secretária de Saúde Gerci Caresia Schio, do presidente da Associação Mantenedora do SAMU, Luiz Fernando Verzeletti, secretários municipais e os vereadores do Partido Progressista Paulo Paiakan, presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Moura e Luciana Zanovello.

A nova ambulância é um veículo automotor furgão marca MERCEDES- BENS, modelo 415 Sprinter, cor predominante branca, ano/modelo: 2017/2018, motor a diesel, 146 CV, adaptada para ambulância Salvar/SAMU. O novo veículo é uma doação do Ministério da Saúde à Prefeitura de Nonoai num total de R$176.286,00. Segundo informou a enfermeira Letícia Correa, a nova ambulância além de ser um veículo novo tem equipamentos melhores, conta com sistema de GPS, radiocomunicador e um espaço interno melhor organizado para o atendimento de emergências. Após o ato realizado nesta manhã, a equipe percorreu as ruas do município em forma de apresentação deste novo veículo.

O presidente da associação mantenedora do SAMU, Luiz Fernando Verzeletti afirmou também em entrevista nesta manhã que os socorristas irão receber novos equipamentos em breve mas também, afirmou que será necessário realizar algumas promoções para conseguir manter o atendimento e adquirir equipamentos e manutenção da ambulância.

A manutenção do SAMU em atendimento no município se deu ao esforço da Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Nonoai e a associação criada para manter o serviço juntamente com a equipe de socorristas do SAMU que permaneceu após o encerramento do vínculo com o Hospital Comunitário de Nonoai.

O SAMU de Nonoai, desde a última quinta-feira (29/03), está em atendimento 24h e com a equipe completa. O serviço que correu risco de fechar em Nonoai após o Hospital Comunitário optar por não mais ser o mantenedor do SAMU, passou por um período de reformulação e vinha realizando atendimentos em horário reduzido em razão da falta de pessoal. Hoje a equipe conta com a enfermeira-chefe Letícia Correa, com os técnicos em enfermagem Maicon Martins, Rosangela Teixeira e Silvia Chagas; e com os condutores Deoclécio Palmas, Mauro Antonio da Silva, Altair Torres e Geloir de Borba. Ainda segundo informou a enfermeira-chefe do SAMU, uma técnica de enfermagem está em fase de conclusão dos cursos necessários para em breve integrar a equipe.

Em caso de emergência, o telefone do SAMU é o 192.