Secretaria de Saúde deflagra campanha de vacinação na Área Indígena

A Secretaria Municipal de Saúde de Nonoai realizou, na manhã desta quinta-feira (dia 21/01) a primeira vacina na comunidade indígena Sede. O líder indígena Adelino Lopes de 75 anos de idade foi o primeiro índio a receber a dose da Coronavac. “A vacina demorou a ser liberada para a população, agora o momento é de se vacinar”, disse Adelino. O ato oficial foi acompanhado pela Secretária de Saúde Ana Cláudia Ferrão e equipe do polo da saúde indígena.

A Secretária de Saúde Ana Cláudia relatou para as lideranças indígenas que do total de 1.055 doses encaminhadas, pelo menos 918 foram repassadas para a comunidade indígena conforme descreve o protocolo de imunização. Ele também destacou que as doses para a segunda etapa da vacinação estão garantidas. Já a técnica do polo SESAI Verônica Cordeiro comentou que a vacina é a maneira de se prevenir contra o COVID e que logo todos devem retornar às atividades normais como antes da pandemia.

A aplicação da segunda dose da vacina deve ocorrer entre 14 e 28 dias após a primeira dose. A Secretaria Estadual de Saúde deve divulgar nos próximos dias o cronograma da vacinação.