Servidores municipais participam de seminário de educação fiscal

Categoria: Secretaria de Fazenda Publicado: Terça, 17 Outubro 2017

Os servidores da Prefeitura de Nonoai, Adriana Golin, Vanessa Cristina de Souza e Volmar Antônio Schmidt participaram no último dia 10 de outubro do seminário de Educação Fiscal, no município de São Valentim-RS, promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O seminário abordou questões práticas referentes às boas práticas de educação fiscal nas escolas municipais, salientando a função social dos tributos, educação, mudança e cultura, além de abordar o PIT, que é o Programa de Integração Tributária.

O Seminário abordou outra questão que é muito importante ao estado e municípios: a efetiva participação de todos no programa Nota Fiscal Gaúcha, que é um programa do Estado que visa fomentar a cidadania fiscal, a concorrência leal e o aumento da arrecadação, por meio do estímulo à emissão de documentos fiscais pelas empresas e sua exigência por parte dos consumidores. Através do Programa da Nota Fiscal Gaúcha os cidadãos acumulam pontos sempre que solicitarem a inclusão do número do seu CPF no documento fiscal no momento de suas compras em estabelecimentos participantes. Os pontos são convertidos em bilhetes que possibilitam a participação em sorteios mensais.

O evento teve como palestrantes o auditor-fiscal da Receita Estadual Randal Guimarães; auditor-fiscal da Receita estadual de Erechim, Amauri José Secco; representante da Secretaria de Educação e coordenadora estadual do Programa de Educação Fiscal Jeanete Scherer; Técnico tributário da Receita Estadual Adelar Vendruscolo e o presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai – AMAU, Beto Bordin, prefeito de Jacutinga.