Novo material didático é apresentado aos professores da rede municipal

Os professores da rede municipal de ensino das turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental, receberam na tarde da quinta-feira (15), a capacitação do novo sistema de ensino que está sendo utilizado em Nonoai. Trata-se do Sistema SIM, da editora FTD.

A capacitação aconteceu nas dependências da Escola Municipal Jair de Moura Calixto e foi ministrada pela Consultora Educacional da FTD, Lucinéia de Castro, que conversou com nossa assessoria de imprensa e afirmou que assim como o município está comprometido com a preparação dos alunos desde as séries iniciais, a editora também está preocupada com essa formação: “A gente parte do princípio que toda criança é inteligente. O que ela precisa é ser estimulada de forma prazerosa. Não dá para ser uma educação tradicional onde o professor detém o conhecimento. Aqui o professor é um mediador desse conhecimento”, destacou.

Esse primeiro momento de capacitação orientou os professores quanto ao material, método e maneiras de utilizá-lo. Em uma segunda capacitação a ser realizada, os professores serão orientados para utilizar a Plataforma Digital, onde cada escola terá a sua. Para o professor tem banco de dados, provas, atividades, jogos e brincadeiras para transmitir aos alunos, que também terão acesso individualizado ao sistema, onde poderão ter acesso à diversas atividades incluindo filmes, jogos educativos entre outras.

O sistema de apostilas implantado em Nonoai tem como diferencial, segundo a Consultora Educacional da editora são as literaturas disponíveis aos alunos. São quatro livros por ano, onde o professor pode trabalhar bimestralmente cada livro e com total autonomia do professor para escolher a ordem de apresentação destes livros: “Nós partimos do princípio que a criança precisa ler, nós precisamos formar leitores. Então esse é um dos grandes diferencias e nosso material acompanha o Pacto Nacional de Alfabetização”, destacou.