Cerimônia marca a chegada do Fogo Simbólico da Pátria

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (21) a cerimônia que marcou a chegada do Fogo Simbólico da Pátria ao município de Nonoai.  O ato realizado em frente ao prédio da Prefeitura Municipal contou com a presença de autoridades civis e militares.

A tradicional cerimônia faz parte da 78ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, onde o mesmo surgiu em 1937 com a ideia de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início a evolução do homem.

Levada a ideia à Liga da Defesa Nacional, foi acolhida com muito entusiasmo, sendo complementada com o acréscimo de que, o Fogo Simbólico da Pátria deveria percorrer o território nacional, numa corrida de revezamento que iria ser denominada Corrida do Fogo Simbólico da Pátria.

Em 1938, foi realizada uma corrida entre Viamão e Porto Alegre, constituindo-se 1ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria.

Desde então, todos os anos, por ocasião das comemorações da nossa independência, a Liga da Defesa Nacional realiza a cerimônia do Fogo Simbólico, como ato de abertura da Semana da Pátria, prestando um culto à Pátria e procurando manter viva no nosso povo e principalmente nos jovens, a chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade.

O evento contou com a presença de diretores, professores e alunos das escolas municipais, estaduais e particular, Secretários Municipais, Servidores Públicos, no palanque representante dos poderes constituídos no município e pronunciamento da Vereadora Terezinha Salete Sperry, representando a Câmara de Vereadores e do Comandante da Reserva da Brigada Militar e Vice-Presidente da Liga da Defesa Nacional, Coronel Álvaro Raul Cruz Ferreira.