Projeto de Educação Integral no Campo tem início na EMEF Ofrásio

A EMEF Ofrásio Ribeiro de Mello, localizada na zona rural de Nonoai, localidade do Tope da Serra, deu início ao PEIC – Projeto de Educação Integral no Campo, uma iniciativa piloto e inovadora que visa ampliar o tempo, os espaços e as oportunidades de aprendizagem para os estudantes da Educação Infantil no campo. Nesta fase inicial, o projeto contempla cerca de 18 crianças das turmas de Jardim e Pré-escola.

O grande diferencial do projeto é o fato de atender um segmento obrigatório da Educação Básica, com foco na primeira infância no campo, algo ainda pouco explorado em políticas públicas de educação integral. Hoje, a rede municipal de ensino de Nonoai já atende, em tempo integral, cerca de 200 crianças de berçário e maternal, o que representa aproximadamente 15% dos alunos das escolas municipais – número que não inclui os estudantes atendidos nas oficinas do contraturno.
Com o PEIC, os alunos de Jardim e Pré-escola passarão a frequentar mais 40% da sua carga horária atual no turno inverso, ampliando sua vivência escolar com experiências lúdicas, significativas e conectadas ao território em que vivem.
Entre as ações previstas no projeto, destacam-se:
Rodas de leitura e contação de histórias;
Exploração da natureza e educação ambiental;
Brincadeiras dirigidas e jogos cooperativos;
Oficinas de arte, música e expressão corporal;
Atividades com água, areia e elementos naturais;
Vivências na horta escolar e alimentação saudável.
A proposta foi construída de forma colaborativa entre a equipe gestora da escola, professores, a comunidade escolar e a Secretaria Municipal de Educação. Segundo a secretária Alexandra de Oliveira, “o projeto busca valorizar o campo como espaço de saber e promover o desenvolvimento integral das nossas crianças, com um olhar sensível para a infância, para o presente e para o futuro.”
A intenção é, após avaliação dos resultados, expandir o PEIC para outras escolas da rede municipal, tanto da zona rural quanto urbana, consolidando uma política permanente de educação integral em Nonoai, desde os primeiros anos da vida escolar.