Secretária de Saúde participa de reunião sobre repasses em POA

Categoria: Secretaria de Saúde Publicado: Quinta, 21 Março 2019

A Secretária Municipal de Saúde de Nonoai, Gersi Schio, participou na tarde de segunda-feira, de uma reunião com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

Durante o encontro, Arita esclareceu como serão feitos os repasses relativos ao período de 2013 a 2018, para prefeituras e hospitais, no total de R$ 488 milhões (incluindo medicamentos), já empenhados.

Segundo ela, o Governo do Estado pagará em 36 parcelas, a partir de abril. Os incentivos mensais referentes a 2019 para o atendimento dos prestadores de saúde e para prefeituras já estão sendo pagos em março, e a intenção é manter a regularidade a partir de agora.

A secretária estadual de saúde solicitou apoio dos prefeitos para as medidas do Governo Eduardo Leite, que possibilitarão o aumento da receita do Estado, para que os valores ainda não empenhados possam entrar na programação dos pagamentos futuros.

Na reunião, os gestores municipais abordaram a questão dos repasses ao Hospital Santa Terezinha, de Erechim. A secretária parabenizou a iniciativa de união dos municípios: "Vejo uma força coletiva valorizando o associativismo na região da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Erechim, no intuito de manter o hospital em pleno funcionamento".

O Hospital Santa Terezinha possui 180 leitos e é referência para 32 municípios nas áreas de traumatologia, oncologia, nefrologia, cardiovascular, cuidados prolongados, terapia nutricional, Aids e oftalmologia.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde de Nonoai, a reunião foi válida pois Erechim é referência. "Foi muito importante essa reunião, pois nós de Nonoai temos Erechim como referência, e precisamos do Santa Terezinha em condições de atender nossos pacientes quando necessário", destaca Gersi.