Campanha de Multivacinação segue até o dia 22 de setembro

Começou a Campanha Nacional de Multivacinação. Em Nonoai não foi diferente. A Secretaria Municipal da Saúde estará realizando a vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A campanha acontece até o dia 22 de setembro e no sábado dia 16 de setembro, acontece o dia D da vacinação, com a Unidade Básica de Saúde Central atendendo durante todo o dia das 8h até às 17h.

Não há uma meta estipulada quanto ao número de crianças a serem vacinadas mas o que a Secretaria de Saúde solicita é que todas as crianças menores de 15 anos compareçam nas Unidades Básicas de Saúde com a carteira de vacinação em mãos para que haja a verificação das vacinas e o cadastro possa ser atualizado.

O Calendário Nacional de Vacinação prevê 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. Por isso, a orientação da Secretaria da Saúde é que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação. Dessa forma, os profissionais avaliam se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal. Somente com todas as doses é possível garantir a máxima eficácia de proteção contra as doenças. Além disso, a estratégia visa a melhorar as coberturas vacinais e, assim, manter controladas, eliminadas ou erradicadas doenças que podem ser prevenidas com vacinas no Brasil.