Crianças da rede municipal recebem Suplementos de Vitamina A

Durante toda esta terça-feira (15), as Secretarias Municipais de Saúde e da Educação reuniram-se, representadas pelas nutricionistas Roberta Pasa Giuliani (Saúde) e Luana Balbinotti (Educação), para a aplicação das doses do suplemento da Vitamina A para crianças a partir de 1 ano de idade até 5 anos incompletos nas Escolas Municipais de Educação Infantil de Nonoai. As EMEIS Avelino Mattiello, Andorinhas e Vô Brasil foram contempladas com o trabalho das nutricionistas.

A aplicação das doses se deu para todas as crianças que estavam portando sua carteira de vacinação e com aviso prévio aos pais e/ou responsáveis pelos alunos. Ao todo foram 96 crianças atendidas com a suplementação. As nutricionistas orientam que as crianças que não receberam as doses do Suplemento podem procurar qualquer a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Segundo o Portal da Saúde, do Governo Federal, evidências científicas referentes ao impacto da suplementação com vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade apontam para redução do risco global de morte em 24%, de mortalidade por diarreia em 28% e mortalidade por todas as causas, em crianças HIV positivo, em 45%. Diante desse impacto positivo, a OMS recomenda a administração de suplementos de vitamina A para prevenir a carência, a xeroftalmia e a cegueira de origem nutricional em crianças de 6 a 59 meses. Ressalta ainda que a suplementação profilática de vitamina A deve fazer parte de um conjunto de estratégias para melhoria da ingestão desse nutriente, portanto associado à diversificação da dieta (OMS, 2011).

O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído por meio da Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005, cujo objetivo é reduzir e controlar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade e puérperas no pós-parto imediato (antes da alta hospitalar). Esse programa faz parte da Ação Brasil Carinhoso constante no Programa Brasil sem Miséria, que objetiva o combate à pobreza absoluta na primeira infância e reforça a assistência a criança menor de 5 anos para prevenção da deficiência de vitamina A, garantindo o acesso e disponibilidade do insumo a todas as crianças nessa faixa etária nas Regiões Norte e Nordeste e os municípios das Regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste contemplados no Programa Brasil sem Miséria.