Nonoaienses devem fazer o recadastramento do Cartão SUS

Para ser atendido pela rede pública de saúde, todo cidadão brasileiro, mesmo aquele que tem plano de saúde particular, precisa apresentar o cartão do SUS. Apesar de o documento ter sido criado há poucos anos, todos os brasileiros precisarão fazer o recadastramento.

Em Nonoai, o recadastramento está sendo feito na Unidade Básica de Saúde Central, localizada na Rua Pinheiro Machado, esquina com a Borges de Medeiros.

De acordo com o secretário de Saúde Volmar Schmidt, a maioria da população está tendo a ideia equivocada de que a renovação pode ser feita a qualquer tempo. Essa renovação precisa ser feita o quanto antes. Ele orienta a comunidade a fazer o recadastramento o quanto antes para evitar problemas quando for necessário a utilização do Cartão SUS.

Não é necessário o titular do cartão comparecer. Basta que um membro da família compareça com os documentos dos familiares (CPF e Cartão antigo).

 

Na internet

Outra opção de emissão do cartão do SUS é fazer um pré-cadastro pela internet através do Portal do Cidadão (portaldocidadao.saude.gov.br), do Ministério da Saúde.  Ao final do cadastro, será emitido um protocolo, que deve ser levado a um dos postos para sua impressão. Neste caso, é necessário levar o pré cadastro on line, a carteira de identidade  e o CPF. Os dados serão conferidos e o cartão será entregue na hora. Devido a grande demanda, o portal tem ficado fora do ar ocasionalmente nos últimos dias.