Cerca de 170 profissionais da saúde já estão vacinados em Nonoai

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, nesta segunda-feira (dia 01/02) que 169 pessoas que fazem parte do grupo de trabalhadores da saúde, aqueles que estão na linha de frente no atendimento às pessoas com a Coronavírus, já receberam a primeira dose da vacina. Entre eles estão os trabalhadores da Unidade Básica de Saúde, Servidores do Hospital Comunitário, Equipe do SAMU e da Casa de Assistência Social Amor e Caridade – ASILO de Nonoai. Também já receberam a vacina 51 internos do Asilo e 294 indígenas.

De acordo com a Secretária de Saúde – Ana Cláudia Ferrão, o município recebeu duas remessas da Vacina Coronavac. A primeira com 1.055 doses e a outra remessa com apenas 100 doses.

Perguntas frequentes

Como saber quando serei vacinado?

A sequência do cronograma de vacinação dependerá da aquisição e distribuição de novas doses. O RS segue o cronograma do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde

A vacina será gratuita?

Sim. A vacina será disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem custos.

A vacina é obrigatória?

Não. As vacinas para outras doenças nunca são obrigatórias no país no sentido de que ninguém é vacinado contra a sua vontade, mas existem restrições da vida civil, como para concursos públicos, inscrição no Bolsa Família e viagens internacionais. Em dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a aplicação de medidas restritivas para quem se recusar a se vacinar contra a Covid-19. Os ministros entenderam que essas medidas são necessárias porque a saúde coletiva não pode ser prejudicada por decisão individual.

Quando a segunda dose da vacina será aplicada a quem recebeu o imunizante neste primeiro momento?

A segunda dose da primeira remessa da Coronavac será ministrada 28 dias após a aplicação da primeira dose. Já as 116 mil doses recebidas da vacina de Oxford/AstraZeneca serão aplicadas em 116 mil pessoas - a aplicação da segunda dose está prevista para ocorrer em 12 semanas, quando o RS já terá novas doses do imunizante.

Quando mais doses vão chegar ao Estado?

O Ministério da Saúde define a data para as distribuições e informa a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Depois da chegada de três remessas (2 lotes da Coronavac e um lote de Oxford), ainda não há previsão de chegada de novos lotes.

Como foram definidas as quantidades de pessoas em cada um dos grupos prioritários?

O cálculo foi feito pelo Ministério da Saúde.

- Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e Pessoas com Deficiência Institucionalizadas: estimado a partir do censo do Sistema Único da Assistência Social (SUAS, 2019) com uma margem de erro de 100% para incorporar os estabelecimentos privados não registrados no censo no grupo prioritário Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas.

- Povos indígenas vivendo em terras indígenas: dados disponibilizados pelo Departamento de Saúde Indígena – DESAI, de 2021, incluiu indígenas acima de 18 anos atendidos pelo subsistema de saúde indígena

- Trabalhadores de saúde: estimativa da Campanha de Influenza de 2020 - dados preliminares, incluiu indivíduos entre 18 a 59 anos

Sou do grupo prioritário. Devo ir ao posto de saúde para receber a vacina?

Não. Neste primeiro momento, somente uma parte das pessoas que pertencem aos grupos prioritários serão vacinadas, e a vacina irá até elas.

- profissionais de saúde: nos locais de trabalho (hospital, unidades de triagem, unidades básicas de saúde etc)

- idosos residentes de ILPI e trabalhadores desses locais: na próprio instituição onde residem/trabalham (equipes de saúde vão até o local)

- indígenas aldeados: nas comunidades indígenas (com a mesma equipe de saúde que, rotineiramente, realiza visitas a esses locais)

Todos os municípios gaúchos vão receber doses de vacinas?

Sim. A distribuição será proporcional aos grupos prioritários (no caso da fase 1, principalmente número de profissionais de saúde).

Sou profissional da saúde. Quando serei vacinado?

Neste primeiro momento, serão priorizados os profissionais que atuam diretamente com pacientes suspeitos ou confirmados para a Covid-19. Conforme mais doses cheguem, o público será ampliado.

É possível uma vacina causar a COVID-19?

Não. Nenhuma das vacinas em fase clínica é viva atenuada, que seria a única possibilidade, ainda que bastante remota, de ocorrer um processo de reversão da vacina para a forma ativa do vírus. As vacinas em desenvolvimento possuem diferentes plataformas tecnológicas, que não permitem esse processo de reversão e, consequentemente, a possibilidade de causar doença.