BANNERNONOAI.png
WhatsAppImage2023-01-18at154413.jpeg
PlayPause

Nossos serviços digitais

Oferecemos alguns serviços digitais a você. Clique nos ícones abaixo e desfrute da agilidade e conveniência sem sair de sua casa ou trabalho.

Portal da transparência
Concursos e Processos Seletivos
Nota Fiscal Eletrônica
Certidões
RPPS
Leis
Licenciamento ambiental
REURB
Portal do servidor

Semana da Cultura Indígena começou hoje

Na manhã desta terça-feira, dia 19 de abril, foi dado início a 7ª Semana Cultural Indígena, na Aldeia Sede, em Nonoai. As atividades começaram hoje, dia nacional do Índio e se estendem até o dia 24 de abril, quando será realizada uma grande festa na aldeia em comemoração a esta importante data.

Em uma solenidade marcada por diversas apresentações da cultura indígena nesta manhã, a semana da cultura indígena começou com a presença de autoridades municipais e do cacique José Orestes do Nascimento.

A atividade contou com apresentações das escolas Joaquim Casemiro, Foty, e do grupo de danças de Vila Alegre. O professor mestre em história pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Danilo Braga, que é indígena, fez uma pequena palestra sobre a cultura dos povos indígenas e comentou da importância da aldeia de Nonoai para a comunidade caingangue.

O dia do Índio foi criado em 1943, pelo então presidente da República Getúlio Vargas, através do Decreto-Lei número 5.540. O dia 19 de abril foi escolhido por que no ano de 1940, no México, foi realizado o primeiro Congresso Indigenista Interamericano. O congresso teve a participação de diversos líderes governamentais dos países da América. Os líderes indígenas do continente foram convidados porém, não compareceram nos primeiros dias do evento por estarem preocupados e temerosos em razão das perseguições e agressões que vinham sofrendo. No entanto, após algumas reuniões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.