BANNERNONOAI.png
WhatsAppImage2023-01-18at154413.jpeg
PlayPause

Nossos serviços digitais

Oferecemos alguns serviços digitais a você. Clique nos ícones abaixo e desfrute da agilidade e conveniência sem sair de sua casa ou trabalho.

Portal da transparência
Convênios
Concursos e Processos Seletivos
Nota Fiscal Eletrônica
Certidões
RPPS
Leis
Licenciamento ambiental
REURB
Portal do servidor

Sancionado projeto de desassoreamento do Rio Tigre

Obras devem começar até o final do mês de abril

O projeto de desassoreamento do Rio Tigre, aprovado em sessão extraordinária na última terça-feira (12), na Câmara de Vereadores de Nonoai, foi sancionado nesta quinta-feira pelo prefeito Edilson Pompeu da Silva.

O projeto autoriza o Município a realizar parceria com Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento – CRERAL para a limpeza e o desassoreamento de alguns trechos do Rio Tigre. O projeto será custeado pela cooperativa e caberá a Prefeitura de Nonoai apenas o licenciamento ambiental e a disponibilizar área para o descarte adequado do material.

O desassoreamento do Rio Tigre será realizado no perímetro urbano de nossa cidade, conforme a imagem abaixo, e possui o objetivo de desenvolver atividades de manejo do rio de acordo com as práticas ambientais adequadas para o caso. O coordenador do projeto Claudir Diniz de Oliveira, comentou, em entrevista para a Rádio Clube na manhã desta terça-feira, que se aprovado o projeto, a previsão para início das obras de desassoreamento é até o final do mês de abril. A sequência do trabalho é de prestar assessoria para os ribeirinhos no sentido de orientar o descarte correto de resíduos e que estes não sejam jogados no rio. Para o coordenador do projeto Claudir Diniz de Oliveira, “não adianta a prefeitura, a Creral limpar o rio se a comunidade não se conscientizar que o rio não é lugar de lixo”, afirmou.

Para o serviço de desassoreamento serão utilizadas escavadeiras hidráulicas, que ficam alocadas junto ao Rio Tigre, escavando o material de assoreamento, depositando-o na margem do canal e, após um período de secagem, serão transportadas até o depósito de materiais que ficará na Linha Estivinha, no local do Antigo Lixão em uma área previamente licenciada.

A retirada do material será feita por escavadeira hidráulica a qual escavará o leito do rio de forma a rebaixar o leito de forma a alcançar uma profundidade media de 3 metros de profundidade.

Nos locais onde será possível a entrada da máquina no leito do rio a mesma entrará de forma a agilizar os serviços. O transporte do material para o destino final será realizado por caminhões caçambas de forma a evitar o derramamento de lodo ou água nas ruas. O material deverá ser depositado no aterro de forma a evitar o derramamento de lodo ou água e a contaminação de outros locais que não foram licenciados previamente.